Escolha uma Página

Introdução

Assim como qualquer processo de transformação digital, a adoção do BIM acontece por etapas. Os níveis de maturidade BIM indicam o grau de integração, colaboração e uso da informação em um projeto ou organização. Entender isso é essencial para planejar sua jornada de implantação.

O que são os Níveis de Maturidade BIM?

São estágios que demonstram o avanço na utilização do BIM, desde modelos isolados até ambientes colaborativos e integrados. A matriz de maturidade mais conhecida foi proposta pela UK BIM Task Group e também é referenciada na norma ISO 19650.

Principais Níveis:

  • Nível 0 – CAD 2D (Sem BIM): Informações isoladas, desenhos em CAD 2D, sem integração.
  • Nível 1 – Modelagem 3D Isolada: Uso de modelos 3D, mas sem compartilhamento colaborativo.
  • Nível 2 – Colaboração com Modelos Separados: Cada disciplina desenvolve seu modelo, compartilhamento via arquivos padrão (ex.: IFC). Começa a integração através de ambientes como o CDE (Common Data Environment).
  • Nível 3 – BIM Integrado: Modelo federado, dados centralizados, colaboração total em um ambiente compartilhado. Visão de Digital Twin (Gêmeo Digital) e gestão de todo o ciclo de vida.

Evoluções Recentes

Além dos níveis clássicos, hoje se discute a Maturidade Organizacional BIM, abordando cultura, processos e tecnologia, como referencia a Escada de Maturidade BIM do Plan BIM Chile e os modelos da própria Estratégia BIM BR.

Por que entender seu nível de maturidade?

  • Define onde você está e onde quer chegar.
  • Permite planejar treinamentos, investimentos, processos e tecnologia necessários.
  • Evita tentativas frustradas de implementação.

Conclusão

Saber seu nível de maturidade é o primeiro passo para escalar o uso do BIM de forma estratégica, estruturada e sustentável.

Interoperabilidade no BIM

Interoperabilidade no BIM

Introdução Se BIM é sobre informação, a interoperabilidade é sobre fazer essa informação circular. É o que permite que arquitetos, engenheiros, gestores e fornecedores trabalhem juntos, mesmo utilizando diferentes softwares. O que é Interoperabilidade?...

ler mais
IFC: Industry Foundation Classes

IFC: Industry Foundation Classes

Introdução Você provavelmente já ouviu falar em arquivos IFC quando se fala de BIM e interoperabilidade. Mas afinal, o que é o IFC? Para que ele serve? E por que é considerado um pilar do BIM aberto e da troca de informações entre softwares? O que é o IFC? IFC –...

Usos do BIM

Usos do BIM

Introdução Muita gente conhece o BIM como ferramenta de projeto, mas ele vai muito além disso. O conceito de Usos do BIM permite que cada organização defina de forma clara como o BIM será utilizado em seus processos, desde a concepção até a operação. O que são Usos do...